A Rede de Gestão Estratégica foi lançada na terça-feira, 02 de setembro, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), com apresentação de cases de sucesso sobre planejamento estratégico no Estado. Segundo a Secretaria de Administração (Saeb), o instrumento vai disseminar um conjunto de novas estratégias de gestão organizacional entre as secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Estado.
“A Saeb tem um papel de provedora de tecnologias de gestão dentro do Estado. É com satisfação que fazemos o lançamento da Rede de Gestão, pois vem exatamente para detectar os atores envolvidos para a aplicação das estratégias de gestão e também os elementos para sua continuidade”, explicou Edelvino Góes, secretário da Administração.
A Rede servirá também para facilitar o acesso às práticas de gestão, fomentar a discussão sobre o tema e facilitar a comunicação entre os participantes.
A criação da Rede de Gestão, na opinião de Victor Fonseca, superintendente de gestão pública da Saeb, atende a uma necessidade do Estado “em disseminar as estratégias de gestão”, com foco na melhoria do trabalho realizado pelo serviço público. “O Estado caminha em direção à eficientização. A adoção de um método irá facilitar e simplificar o nosso trabalho, auxiliando no cumprimento de nosso planejamento”, disse.
“A intenção da Saeb com a Rede de Gestão é criar um espaço de discussão qualificado sobre temas relacionados à gestão. E mais do que isso: que esta Rede funcione como importante instrumento para a implementação das soluções em gestão que são disseminadas pela secretaria, visando à melhoria dos serviços públicos”, defendeu Valéria Peruna, diretora de Planejamento da Gestão da SGP/Saeb.
Cases de sucesso
Célio Alcântara, gestor público e presidente da Associação AGGEB, ao apresentar de forma detalhada a situação da PGE, antes do planejamento estratégico, destacou a importância neste processo do papel das lideranças e do significativo envolvimento dos servidores e procuradores do órgão.
O EPPGG abordou ainda, a formação da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional de Pessoas (CDOP) e suas áreas de atuação – inteligência, projetos, processos e gestão do plano. Encerrando sua apresentação Célio Alcântara apresentou o cenário da nova PGE após a implantação do plano de gestão estratégica.