Presidente da AGGEB destaca iniciativa da administração soteropolitana
A Prefeitura do Salvador divulgou recentemente que vai realizar, até dezembro deste ano, concurso público para o novo cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na administração municipal. Estão previstas 60 vagas para o cargo, criado a partir do Plano de Cargos e Vencimentos (PCV) da gestão soteropolitana.
Para Célio Alcântara, presidente da AGGEB, esta iniciativa está em consenso com as demandas apresentadas no 1º Congresso Brasileiro de Gestores Públicos de Carreira, ocorrido em outubro de 2013, em Brasília.
A necessidade da profissionalização da Administração Pública Brasileira foi defendida naquela ocasião e resultou em uma carta aberta, que pede, entre outros itens: “A criação e fortalecimento de carreiras de gestores públicos em todos os entes federados, com concursos públicos regulares e garantia do efetivo exercício das suas atribuições”.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, os candidatos para o concurso devem ter ensino superior completo em qualquer área e o vencimento inicial é de R$ 6,6 mil. Esses profissionais deverão atuar nos órgãos para “reforçar as ações de gestão” e atenderá as novas necessidades da administração pública.