Thiago dos Santos Xavier, 45 anos, baiano, casado, pai de uma filha de 14 anos, integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia desde 2002.
Graduado em Economia e Mestre em Administração, ambos pela UFBA, com especializações nas áreas de elaboração e gestão de projetos, planejamento estratégico e avaliação de políticas públicas. Adora viajar e praticar esportes como futebol, tênis, vôlei e surfe. Atualmente, tem como principal hobbie velejar.
Ao ingressar no serviço público, atuou na Secretaria de Segurança Pública – SSP, no projeto de reestruturação da segurança pública do estado – Vida Bahia Viva. Em seguida, na então Secretaria de Combate à Pobreza – SECOMP, coordenou os programas de Desenvolvimento Local – Faz Cidadão; construção de cisternas – Água e Cidadania; e aquisição de alimentos – PAA Leite da Bahia (nacionalmente premiado). Em cooperação técnica com a prefeitura de Salvador, foi Coordenador de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Economia, Emprego e Renda – SEMPRE, onde coordenou a elaboração da Estratégia Econômica de Salvador, implantou o Observatório Econômico e apoiou projetos na área de economia solidária. Na Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia – SEPLAN, trabalhou por nove anos na formulação e implementação da Política Estadual de Desenvolvimento Territorial, política de notório reconhecimento nacional e internacional que instituiu instrumentos como os Territórios de Identidade, PPA Participativo, Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável – PTDS, Colegiados Territoriais, Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial Sustentável – CEDETER, Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE, núcleos de extensão universitária em desenvolvimento territorial – NEDET, consórcios públicos multifinalitários e intermunicipais, entre outros. Atualmente, encontra-se a disposição da Governadoria, trabalhando no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia – CODES, órgão de participação social cuja finalidade é assessorar o Governador em decisões estratégicas para o desenvolvimento do estado. O CODES, recentemente, colaborou com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI BAHIA 2035 e monitora seus projetos estruturantes. Ademais, acompanha a política de apoio aos consórcios públicos e a parceria destes com o governo estadual.
A escolha em ser servidor público nasce do incômodo pela condição de pobreza de boa parcela da população baiana; pelos serviços públicos muito aquém do ideal; pelo propósito de contribuir na promoção do desenvolvimento do estado, na redução das suas desigualdades e, principalmente, na melhoria da qualidade de vida da sua população.