OS EPPGGs Alexandre Vasconcelos Junqueira, Fabiane Louise Bitencourt Pinto, Maria Aparecida Fortes de Almeida Presídio e Patrícia Oliveira Borges da Silva Almeida (todos da Seplan-BA) apresentaram no CONSAD 2022 o trabalho acadêmico “Contextualização e integração do Acompanhamento da Gestão dos Serviços Públicos e Políticas Públicas, relato de uma experiência Subnacional”.
O texto trata de ressignificar a premissa que confere aos processos de Monitoramento e a Avaliação espaço de destaque e centralidade em relação ao Acompanhamento.
Para tanto foi apresentada a experiência do acompanhamento das ações governamentais no Estado da Bahia, evidenciando aspectos do seu processo de gestão, da metodologia adotada, da atuação de diversos atores e da governança de dados.
A partir de uma discussão teórico-prática, o relato destaca as principais dificuldades encontradas e os resultados obtidos ao longo do percurso de implementação do processo. Diante do cenário de crise política institucional que sinaliza para o des(uso) do Plano Plurianual, a experiência evidencia que se faz imprescindível refletir e problematizar a estruturação metodológica dos processos de acompanhamento, fortalecendo governança de dados no setor público.