A Superintendência de Previdência do Estado da Bahia, SUPREV, unidade vinculada à Secretaria da Administração, ficou na quarta colocação 14º Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (11), dentro da programação do 22° Congresso Nacional de Previdências, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. A EPPGG Joana Pinheiro, Diretora de Gestão de Benefícios Previdenciários da Superintendência de Previdência recebeu o prêmio na solenidade.
“É uma alegria muito grande receber essa premiação em nome da Suprev, porque sei que represento aqui não só toda a equipe que lá atua, mas especialmente diversos colegas gestores governamentais que nos últimos anos tiveram uma contribuição enorme para a melhoria do sistema previdenciário baiano”, afirmou Joana.
Vale lembrar que desde a criação da Suprev em 2007, 03 EPPGGs já ocuparam o cargo de superintendente: a ex-presidente da AGGEB, Daniella Gomes durante sete anos, Rodrigo Pimental, por dez meses e Eduardo Matta, por um período de cinco anos.
Além dos superintendentes citados, mais de uma dezena de EPPGGs ocupam ou ocuparam cargos de importância na Suprev. São eles: Aníbal Bentes, Emanuelle Barbosa, Janaína Peralta, Henrique Jucundino, Eduardo Bandeira, Agnaldo Barbosa, Jorge Torres, Pedro Anselmo, Pedro Rocha, Maurício Ferreira, David Cruz, Maria Eduarda Sampaio, Nair Mamede, George Afonso, Adson Andrade, Rafael Carvalho, Roberval Miranda, Rosana Guerra e Jamile Lima.
O Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária é considerado o “Oscar da Previdência” no país. A Aneprem representa 2.100 unidades de Regimes Próprios de Previdência Municipais e Estaduais, espalhados pelo Brasil. A entidade não possui fins lucrativos e tem como objetivo ampliar, promover, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa e técnica dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), que gerem os fundos previdenciários dos servidores públicos municipais e estaduais.
A Suprev/Saeb ficou no quarto lugar na categoria Estados e RPPS de grande porte. Nesta edição, a premiação bateu recorde de inscritos.
A Previdência baiana ficou atrás apenas da Previdência do Estado de Alagoas, que ficou nem primeiro lugar; Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (2º lugar); e a Fundação Amazonprev do Estado do Amazonas (3º lugar). As unidades de RPPS inscritas foram julgadas por uma Comissão Avaliadora, que levaram consideração critérios pré-definidos como transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social e governança da inovação.