A carreira de EPPGG na Bahia “possibilita um prisma infinito de possibilidades”. É em que acredita o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Rodrigo Pimentel, recém nomeado Chefe de Gabinete da Secretaria de Administração do Estado (Saeb). Há 12 anos atuando na carreira, ele atribui a crescente credibilidade ao fato de membros da carreira dispor das melhores soluções técnicas para a governança. Em entrevista à AGGEB, Pimentel fala dessa nova conquista. Ético, em virtude da nomeação o EPPGG renunciou ao mandato de vice-diretor de Assuntos Profissionais da AGGEB, para evitar possíveis interesses conflitantes entre sua atuação frente à Chefia de Gabinete da Saeb e como membro da Diretoria da Associação.
Rodrigo, qual a importância desta nomeação para a carreira de EPPGG na Bahia?
No Estado da Bahia diversos colegas já estão a frente de importantes segmentos, tanto do Sistema Estadual de Administração, quanto do Sistema Estadual de Planejamento. Acredito que essa seja uma tendência dos integrantes de uma carreira de Estado que têm for finalidade apresentar as melhores soluções técnicas para concreção dos programas de governo, o que legitima o próprio processo democrático.
Nos últimos tempos mais EPPGGs baianos têm assumido cargos importantes no governo e vêm protagonizado importantes projetos no serviço público. A que você atribui este fato?
Considero que representa um reconhecimento dos quadros da carreira, no que se refere a qualidade técnica e experiência na Administração Pública. Trata-se de uma imprescindível força de trabalho, disponível para todos os governos na efetivação das políticas públicas.
Na sua opinião, o que ainda falta para a carreira ser hegemônica no estado?
Salvo engano, a carreira de EPPGG deva ser a carreira mais jovem típica de Estado. Nesses 12 anos que atuo na carreira pude perceber um papel cada vez mais relevante de seus integrantes na execução dos programas e projetos de governo. Ou seja, estamos num processo claro de consolidação, onde a alocação e oxigenação dos quadros se mostra essencial por um lado, mas por outro, exige-se um comprometimento crescente dos seus membros, seja no conhecimento de seu papel no Estado, seja na perspectiva de se assumir e se encarar novos desafios. Por esta última dimensão, a carreira possibilita um prisma infinito de possibilidades.
Rodrigo Pimentel também deixou mensagem aos colegas de Diretoria da AGGEB ao solicitar sua renúncia do mandato…
Ao ensejo, aproveito para externar meu imenso orgulho e felicidade de ter feito parte dessa diretoria. Tratam-se de servidores e amigos por quem nutro profunda admiração e carinho. Reitero que sempre continuarei disponível para auxiliar no que for preciso, mas agora como associado. E assim que me desincumbir dessa missão confiada a mim pelo Secretário, estarei disponível para compor com vocês, quem sabe, outra chapa numa eleição vindoura.