Dezessete especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da Bahia participaram do Congresso Brasileiro de Gestores Públicos – ‘O Estado para o Cidadão’ (CBGP 2013), no período de 17 a 19 de outubro, em Brasília. Composta por associados à AGGEB, a delegação vai contribuir para a consolidação das informações e impressões captadas no evento, as quais serão compartilhadas, visando a elaboração de propostas de aprimoramento da carreira e da gestão pública baiana.
O CBGP discutiu os principais desafios das carreiras e culminou com a assinatura de um protocolo de intenções, pelas entidades representantes dos EPPGG, com o objetivo de criação da Federação Nacional dos Gestores Públicos de Carreira.
A consolidação desta Federação só se dará com a associação de pelo menos cinco representações com status de sindicato. A ANESP já solicitou da AGGEB a indicação de dois representantes da entidade que irão compor a Comissão de Criação.
O Congresso
Os EPPGGs baianos participaram de exposições e esclarecimentos de palestrantes nacionais e internacionais sobre temas com relevância para a carreira, como o recrutamento, seleção e formação; governança e estruturação; e papel do EPPGG na elaboração de políticas públicas.
No último dia, ocorreu um intenso debate objetivando a elaboração de uma Carta de Intenções representativa das preocupações das representações presentes, acerca da carreira e da gestão pública, cujo principal ponto de convergência foi a profissionalização da Administração Pública.
O documento será publicado para toda a sociedade e, especificamente, a presidente da República, governadores, parlamentares, magistrados e membros do Ministério Público. O evento contou ainda com delegações dos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e do Distrito Federal. E, ainda, os anfitriões da carreira Federal.
Foto: Anesp