Foi um grande aprendizado integrar a Diretoria da AGGEB nos últimos dois anos.
Fizemos um plano de ação antes das eleições em 2018, instrumento que guiou nosso caminhar e que tem possibilitado o reposicionamento da carreira nesse período.
Olhamos para fora, construímos parcerias estratégicas e, com isso, pudemos dar maior visibilidade à atuação do EPPGG nos cenários local e também nacional.
E a Aggeb chega a sua maioridade, com 18 anos de fundação completados no dia 15 de janeiro, com muito a comemorar.
Algumas dessas ações merecem destaque aqui.
Participamos da fundação do coletivo Carreiras de Estado Organizadas, nosso querido CEO, grupo que originalmente se formou para marcar posição contra a reforma da previdência, que o governo havia enviado à ALBA sem qualquer discussão com as categorias envolvidas.
Com isso nos aproximamos do parlamento baiano, o que também foi evidenciado a partir da instituição do Dia do Gestor Público – 1º de Dezembro.
Depois nos engajamos em campanhas sociais, a exemplo das doações capitaneadas pelo próprio CEO no curso da campanha Conexão Solidária Bahia, que propiciou a entrega de recursos, cestas básicas e também EPIs aos grupos mais afetados com a pandemia decorrente da COVID-19.
A adesão ao Projeto Começar de Novo, a partir da celebração de um termo de acordo entre AGGEB, TJBA e SEAP, garantiu a oferta de vaga de trabalho a pessoas em cumprimento de pena. Com essa ação nos inserimos na rede de instituições parceiras que apoiam a ressocialização pelo trabalho na Bahia, tendo como foco a redução da reincidência criminal, o que marca a atuação da AGGEB junto aos Poderes do Estado.
Em paralelo, passamos a integrar a Diretoria Executiva da FENAGESP (Federação das Carreiras de Gestão e Políticas Públicas), o que tem nos permitido pautar temas de interesse e repercussão nacional para a gestão pública de carreira, a exemplo das discussões sobre a PEC que trata da Reforma Administrativa, que aguarda votação no Congresso Nacional.
Lives, webinar, participação em programas de rádio e tv, além de campanhas publicitárias em diversos formatos de mídia igualmente têm contribuído para a promoção da carreira, aproximando o EPPGG da população baiana: público alvo das entregas que fazemos diariamente.
Ainda no campo da comunicação vale destacar a equipe que formamos. Hoje a AGGEB, através de investimentos feitos na contratação de profissionais experientes, tem um site dinâmico e participação ativa nas redes sociais, o que dá visibilidade para a atuação do EPPGG. A Revista da AGGEB, que tem parte do custo bancado por patrocínio, e as enquetes feitas no site também colaboram para esse dinamismo.
Hoje podemos afirmar que toda a atuação da Diretoria da Associação é acompanhada praticamente em tempo real por seus associados, o que garante transparência e interatividade à gestão.
Olhando pra dentro, é pertinente pontuar a inauguração de nossa sede própria, os eventos de confraternização que conseguimos realizar antes da pandemia (São João e Dia do Servidor), e, principalmente, o tão esperado destravamento da carreira, a partir da deflagração pela Saeb dos processos de avaliação do desempenho funcional, num total de três só na gestão atual.
A cultura de se buscar junto ao judiciário a reparação de erros ou omissões da administração pública também carece ser destacada, o que foi reforçado a partir da alteração da modalidade de contratação do escritório que nos presta assessoria jurídica. Inúmeras foram as judicializações feitas nos últimos 2 anos, seja através de ações individuais ou coletivas (junto ao CEO), com liminares e acórdãos favoráveis.
O desafio foi grande, mas o aprendizado maior ainda, o que nos dá força para seguir adiante.
Agradeço, por fim, aos colegas que toparam fazer parte desse grupo, pois os resultados alcançados foram fruto de um trabalho coletivo e da conjunção de propósitos com um direcionamento único: o fortalecimento da carreira de EPPGG.
Desejo que os colegas que chegam à Diretoria da AGGEB tragam, a partir de suas experiências pessoais, novos projetos e que venham com vontade de inovar, pois temos um vasto caminho pela frente.
Hoje a AGGEB atua de forma transversal e articulada, o que demanda um maior envolvimento também por parte de seus associados em busca da perpetuação da carreira. No meu sentir, a luta por concurso público já para o preenchimento dos cargos vagos se afigura como o maior desafio para o biênio que se inicia.