Nota máxima no Enade reflete qualidade do corpo docente, projeto pedagógico e o bom desempenho dos alunos
O curso de graduação em Administração Pública (CSAP) da Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro (FJP) [Curso de Formação para ingresso na Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG] está classificado em 3º lugar entre os 1.540 cursos de administração avaliados na edição 2012 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do Ministério da Educação (MEC). O CSAP conquistou também o 17º lugar geral entre os 6.195 cursos oferecidos pelas instituições de educação superior brasileiras nas áreas de humanas e ciências sociais aplicadas à gestão e negócios.
Nas avaliações realizadas em 2006, 2009 e 2012, a Escola de Governo atingiu o conceito máximo (nota 5) de qualidade atribuído pelo MEC. O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e ao final da graduação.
Diferencial – Único curso universitário do país orientado para a formação de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), carreira específica do poder executivo de Minas Gerais, o CSAP é estratégico para a modernização do serviço público estadual, formando profissionais que irão atuar nas áreas de gestão governamental e de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
Para a diretora-geral da Escola de Governo, Luciana Raso, a continuidade da excelência do curso é fruto do trabalho incansável de toda equipe da Escola de Governo. “O diferencial na formação do aluno do CSAP é o tripé ensino, pesquisa e extensão, que é marca da nossa instituição e corrobora para o ideal de seus fundadores. Com uma grade curricular interdisciplinar, o EPPGG tem uma visão sistêmica e é capaz não apenas de reproduzir tarefas burocráticas, mas de se tornar um agente público diferenciado”, afirma.
De acordo com a coordenadora do curso, Maria Isabel Araújo, o resultado obtido no Enade é mérito do corpo técnico, docente e discente da Escola de Governo. “Escolhidos com muito critério pelo seu conhecimento, didática e titulação, os professores foram fundamentais para o sucesso alcançado. O desempenho dos alunos e sua integração com a instituição possibilitam a construção e aplicação de práticas pedagógicas inovadoras, que contribuem para uma formação de alto nível”, observa.
Segundo Lucas Franco, estudante do 5º período do curso de Administração Pública da Escola de Governo, a classificação é um estímulo por confirmar a excelência do curso e dos alunos. “Este resultado atesta a capacidade dos gestores formados na EG, que integram o quadro de servidores do Estado ao concluírem a graduação”, explica.