Na Assembleia Extraordinária da AGGEB, ocorrida na última sexta-feira (1º), no auditório da Seplan, Centro Administrativo da Bahia, foi apresentado o resultado da Oficina de Revisão da Identidade Institucional da Associação, além do Plano de Trabalho, que será seguido integralmente pela atual Diretoria, sem acréscimo de demandas.
Outra pauta da Assembleia foram as ações judiciais da AGGEB – ações coletivas relativas à promoção retroativa de 2009, as causas referentes à aposentadoria, as causas referentes a defesas individuais. Também foi abordado o mandado de segurança para o processo de promoção ordinária.
O advogado José Carlos, da Azi Torres Advogados, explanou para os associados a abrangência dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo escritório para a defesa da categoria.
Sobre o processo de promoção da carreira, que se encontra parado, verificaram-se as possibilidades de ação e para as quais a Assembleia aprovou o que segue:
1 – Em relação ao ano de 2016. Em relação ao mandado de segurança coletivo, em nome da Associação dos Gestores, já pode se preparar o documento que solicita a efetivação das providências da promoção ordinária para que se possa dar entrada no âmbito administrativo. Na hipótese de indeferimento ou omissão no prazo legal, estaremos disparando o processo judicial. A diretoria ficou de elaborar o pedido administrativo formalmente.
2 – Em relação ao ano de 2015. Em relação ao conjunto de mandados de segurança individuais, em nome de grupos de associados, já pode preparar o formulário que solicita informações sobre a situação de cada um, para que possamos fazer uma compilação dos casos e verificar o número de mandados necessários e possíveis. Acredita-se que essa segunda condição deve obedecer a um rito célere, considerando que é possível eventualmente aproveitar a negativa já emanada pela administração dada para alguns casos onde o associado solicitou individualmente sua promoção. Será feita uma pesquisa entre os associados através de formulário tenha pelo ao menos as seguintes informações:
Você já fez o pedido administrativo referente à promoção em 2015?
1 – Sim. Já fiz o meu pedido.
1.1. A administração já respondeu ao seu processo?
1.1.1. Sim. Em que data. Qual o motivo alegado para o indeferimento?
1.1.2. Não. A administração não respondeu o meu pedido até agora.
2 – Não. Não fiz nenhum pedido.
2.1. Você já reúne as condições para solicitar a promoção?
2.1.1. Sim. Tenho interstício, aprovação no curso de formação, avaliação de desempenho acima da nota mínima.
2.1.2. Não. Não sei o que fazer.
“Project Thinking”
A associada Margareth Gramacho fez a apresentação do curso sobre gestão de projetos “Project Thinking” e relatou a sua experiência positiva em relação ao conteúdo e aplicabilidade do mesmo. Foi sugerida a criação de uma comissão para analisar os cursos complementares a serem patrocinados pela associação. Entretanto não houve adesão de nenhum associado para participar da proposta comissão.
Canais de comunicação
Último tópico do evento, foi a exposição das regras para os canais de comunicação da Associação. O jornalista Carlos Eduardo Freitas, assessor de Comunicação da AGGEB, registrou quais são as políticas de gestão da informação adotada pela diretoria.
Foi explicado que a comunicação formal da Associação, para qual a Diretoria tem controle e responsabilidade pelo conteúdo, está restrita ao site oficial da AGGEB S e os E-mails Marketing enviados diretamente pela assessoria.
O jornalista finalizou sua fala lembrando que nas redes sociais os conteúdos podem ser usados contra o autor em processos judiciais e que, portanto, deve-se tomar muito cuidado naquilo que se escreve. Além é claro de considerar em cada canal as regras de etiqueta social compatíveis com a cultura dos membros participantes.