O presidente da AGGEB, Thiago Xavier e outros EPPGGs participaram na última quinta-feira (5) de uma audiência pública, na sede do Ministério Público da Bahia, que teve como objetivo a apresentação de críticas, sugestões e questionamentos quanto à prestação de serviços pelo Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais – Planserv.
A audiência foi aberta pela promotora Rita Tourinho e teve participação de dirigentes do Planserv, de autoridades sindicais, de representantes dos hospitais credenciados e da empresa Maida, que integra o sistema. Além do presidente, a AGGEB foi representada pelos associados Marco Aurélio Borges Neves, Jane Pereira e Welington Oliveira.
“Em 16/08, tivemos uma reunião com a Coordenadora do Planserv, Socorro Brito. Na oportunidade, colocamos a disposição a nossa associação para analisar e apresentar soluções para crise que o Plano atravessa. Temos alguns EPPGGs que trabalham ou trabalharam lá e outros que podem contribuir significativamente com o debate”, afirmou Thiago
Para o presidente da AGGEB, esse tipo de audiência pública do Ministério Público contribui para, além das questões técnicas, uma articulação política importante e necessária entre as diversas associações e sindicatos de servidores com a finalidade de sensibilizar o governo estadual quanto ao empenho em solucionar os problemas que afetam a população.
Já o EPPGG Marco Aurélio, que preparou um material específico para a ocasião se sentiu frustrado por não ter podido apresentá-lo no auditório diante promotora Rita Tourinho e por não ter havido espaço para um real debate de ideia a cerca de um tema tão importante para todos os servidores.
“A audiência do ponto de vista de ser uma cartase de sentimentos reprimidos dos beneficiários pode ter atingidos os objetivos dos sindicatos. Do ponto de vista de ser um local propositivo onde problemas seriam expostos, justificativas ouvidas, propostas feitas, foi um fracasso. Não houve tempo para uma troca de ideias, nem para haver nenhum esclarecimento objetivo”, afirmou o EPPGG Marco Aurélio, que trabalha na Secretaria da Fazenda, lotado na Infaz do Recôncavo.